quinta-feira, 26 de maio de 2011

UnB Agência, 25/05/2011: Reitoria notifica construtora da UnB Gama

Presente em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5128

UnB Agência

EXPANSÃO - 25/05/2011


Reitoria notifica construtora da UnB Gama

Em reunião da mesa de negociação, professores e alunos reclamam que ritmo da obra diminuiu no último mês

Francisco Brasileiro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Estudantes e professores da UnB Gama reclamam da demora na conclusão dos últimos detalhes da nova sede. Segundo eles, o ritmo da obra diminuiu depois da entrega da primeira parte, dia 25 de abril. Segundo o diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, Alberto de Faria, a empresa já foi notificada sobre a demora. “Estamos aguardando a justificativa da empresa”, explica. “A depender da resposta, a UnB pode multar a empresa em até 10% do valor do contrato, o que equivale a 800 mil”.

No prédio da Unidade Acadêmica (UAC) do Gama, onde os estudantes estão tendo aula, ainda falta concluir o auditório, alguns acabamentos finais em toda obra, e efetuar a ligação do prédio com a rede de distribuição elétrica da CEB. Segundo o professor Rudi Henri, o trabalho da empresa responsável não está sendo realizada na mesma velocidade de quando concluíram a obra. “A impressão é que existem menos funcionários trabalhando na obra”, afirma. As reivindicações foram feitas na mesa de negociação permanente entre a administração e professores e alunos do Gama. 

O engenheiro responsável pela obra, Marchen Frederico, afirma que a demora da conclusão do auditório decorre dos ajustes que precisaram ser feitos para entrega das salas no dia 25. “Tivemos que nos mobilizar para entregar a parte das salas no dia e o auditório ficou em segundo plano”, explica. “Depois ainda tivemos que trabalhar na retirada dos andaimes do auditório para fazer a colocação do piso”. Segundo o engenheiro, a previsão é que os últimos detalhes da obra estejam prontos na próxima quarta, 1º de junho. Quanto à ligação elétrica, Alberto afirmou que a ligação com o prédio já foi feita. “Mas o funcionamento depende da assinatura do contrato de fornecimento de energia”. 

SEGURANÇA Outra reivindicação do grupo foi a melhoria da segurança no campus. “No último sábado tivemos três furtos em carros”, afirmou o professor Rudi. “Acreditamos que uma solução seria cercar a área para que possamos guardar os carros em local protegido”. Segundo Alberto de Faria, o cercamento da área poderá ser feito. “Temos duas opções, cercar toda a área prevista para o Campus ou apenas a parte ocupada no momento”, explica. A assessora do Decanato de Administração e Finanças (DAF), Marta Teixeira, explicou que o orçamento disponível permitirá a execução apenas da primeira opção.

Victor Hugo de Sousa, do Centro Acadêmico de Engenharia do Gama, enviou ofício para a Secretaria de Segurança do GDF solicitando um maior policiamento no local. Segundo o estudante os problemas não se resumem aos roubos, mas aos riscos que os alunos correm para atravessar a rodovia. “Por isso acreditamos que o ideal, no momento, é ação de um batalhão escolar para disciplinar o trânsito nos términos de aula”. A Secretaria de Segurança vai analisar a situação dos campi do Gama e Ceilândia conjuntamente. “Vamos discutir estratégias comuns para os dois lugares”, afirmou o decano de Assuntos Comunitários, Eduardo Raupp.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário