UnB Agência
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - 21/01/2010
| Marcelo Camargo/UnB Agência |
Cozinha do RU volta a operar em março
A partir do primeiro dia de aula, comida do Restaurante Universitário será produzida na nova cozinha
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB
A obra do Restaurante Universitário (RU) será entregue ainda este mês, a tempo de ativar a nova cozinha para atender os alunos já no próximo semestre. “A obra será entregue até sexta-feira da semana que vem, com prioridade para a cozinha”, diz Arnaldo Gratão, diretor de obras da Prefeitura do Campus. Desde março de 2009, o RU compra a comida do almoço e do jantar de uma empresa terceirizada e serve a comunidade acadêmica pelo mesmo preço de quando produzia as próprias refeições (R$ 2,50 para estudantes e servidores).
| Marcelo Camargo/UnB Agência |
| Com o fim da reforma na cozinha, RU voltará a produzir comida para a comunidade |
Após a entrega da obra, ainda são necessários 15 dias para limpeza do espaço e para testar as instalações da nova cozinha. “Como estamos adquirindo novos equipamentos, vamos precisar testá-los para garantir a higiene do ambiente”, diz a nutricionista do RU, Jamilie Moraes.
Foram reformados cozinha, banheiros, vestiários, instalações administrativas, pontos de distribuição (cozinhas-minuto) e a parte de lavagem de pratos e talheres. Só os refeitórios não passaram por reforma.
EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS - Em visita ao RU, já na etapa final do projeto de recuperação do restaurante, o Reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior elogiou o andamento da obra. “As obras revitalizaram a parte de produção e administração e permitem que o restaurante continue atendendo a sua finalidade, com horizonte de expansão e dentro das exigências técnicas, inclusive sanitárias”, diz.
| Roberto Fleury/UnB Agência |
| Reitor José Geraldo conferiu de perto o andamento da reforma, que está na fase final |
Como a reforma é apenas interna e preserva a arquitetura do prédio, o reitor ressaltou a atualidade do projeto do professor José Galbinski. “Tem que se valorizar que o projeto, mesmo após tantos anos, ainda está atendendo a sua função”, disse o reitor. Para Silvano Pereira, prefeito do campus, a reforma foi um “resgate do coração do restaurante”.
A obra foi feita com recursos e pessoal da UnB. Projetada e coordenada pela equipe técnica da Prefeitura, uniu esforços dos servidores para ficar pronta a tempo. “Uma obra de fôlego produzida toda dentro da UnB mostra a competência do nosso staff. Vamos iniciar o semestre com o restaurante recuperado em sua plenitude de funcionamento”, diz o reitor.
RECURSOS HUMANOS - Segundo a diretora do RU, Cristiane Costa, a reforma “vai melhorar as condições higiênico-sanitárias para a produção e as condições de trabalho para o servidor”. A professora Rachel Nunes da Cunha, Decana de Assuntos Comunitários da UnB, também acredita na importância da recuperação do RU para o bem-estar do servidor. “Entendo que a obra é muito importante para a universidade. Não só para a comunidade, mas garantindo melhores condições de trabalho para os servidores. É muito importante servir bem a quem serve a comunidade”, diz.
Os vestiários dos funcionários ganharam novos chuveiros, aumento do número de cabines, chão de granito e novos armários. “Um bom ambiente de trabalho muda a relação do funcionário com a atividade. Melhora as condições de saúde e aumenta o respeito pelo patrimônio”, diz a decana.
O RU opera, atualmente, com 184 servidores. Com a reforma, que aumenta o volume de produção do restaurante, esse número deve subir para 210. As novas instalações têm capacidade para servir até 10 mil refeições por turno. Em período letivo, o RU serve de 4 a 5 mil refeições na hora do almoço. Uma possível expansão do atendimento do restaurante depende de novos refeitórios, para comportar o público de acordo com a capacidade de produção da cozinha.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário